sexta-feira, 1 de julho de 2011


O que é um cravo na pele? Gente quando eu era pequena eu ouvi dizer que o cravo era um bichinho, que tinha até perninhas, que nojo!! E até hoje em dia eu contiuava achando que os cravos eram bichinhos, eu ficava horrorizada em saber que tinha bichinhos na minha pele, tanto que eu estou sempre apertando, futucando, espremendo pra tirar tudo. (Mas dizem que não deve ficar espremendo espinhas e cravos). Hoje me veio as dúvidas: se são bichinhos, como os cravos entram na pele? Da onde vem os cravos? O que são os cravos? Pesquisei, e pesquisei muito. Na verdade nem tudo que sai da pele é cravo, (bem mas tranquila em saber que minha pele não está infestada de bichinhos). O que se acumula nos poros e muitas vezes é chamado de cravo na verdade é acumulo de gordura na pele.





"Os cravos nascem por dois motivos: um aumento na gordura produzida em glândulas da pele e o entupimento nos poros por onde essa gordura deveria ser liberada. "Em geral, os poros entopem por causa da produção excessiva de queratina (substância fabricada naturalmente pelo corpo), que atrapalha a saída da gordura. Mas produtos de beleza, principalmente os gordurosos, podem ter o mesmo efeito", diz a dermatologista Ana Schor, da clínica Vertex, em São Paulo (SP). A transformação de um cravo em espinha ocorre quando ele enfrenta uma infecção, uma reação do corpo à presença de bactérias no local." fonte- mundo estranho

Então nem todo o "cravo" é exatamente um bichinho, mas também existem bichinhos na pele, e seu nome científico é "Demodex folliculorum", classe Arachnida, subfilo Cheliceratha, ordem Acarina. É um tipo de ácaro, e alguns tipos de cravos são causados por ele.
O que é Demodex folliculorum?
É um pequeno ácaro, de forma alongada típica, responsável pelo cravo cutâneo.
Localização
Nos folículos pilosos do rosto, costas e peito do homem. As fêmeas grávidas migram
para as glândulas sebáceas, onde depositam seus ovos.
Transmissão
Contato direto
fonte - micrologia
Nem todos os cravos são bichinhos, mas existem casos que sim são os bichinhos da foto e do video, que nojo!! 

(Revista Capricho, 18/04/2004)
A perguntas que mais chegam à redação

1. O que posso fazer para combater os cravos?
Lavar o rosto duas vezes por dia, de preferência de manhã e à noite, com um sabonete anti -acne. O ideal é também fazer uma limpeza de pele uma vez por mês com uma esteticista. À noite, passe um demaquilante ou leite de limpeza. Se você não pode ir a uma clínica, cheque a resposta 7. Mas nunca use medicamentos por conta própria, principalmente os que são à base de ácido retinóico, benzoína ou cremes antibióticos.

2. Qual a diferença entre cravos brancos e pretos?
O cravo fica preto quando o poro está aberto e a gordura dentro dele entra em contato com o ar. “Quando o cravo é branco e mole, significa que a pele cobriu o poro e impediu a gordura de entrar em contato com o ar. Os dois tipos devem ser tratados, sendo que o branco se transforma mais facilmente em uma espinha”, diz a dermatologista Luciana Conrado.

3. Cravo é bicho?
Não. “Há cravos contaminados pela presença de um ácaro, comum na pele das pessoas de pele clara e com mais de trinta anos. Não é transmissível”, diz Luciana.

4. Protetor solar evita cravos?
Não, pelo contrário. Protetores com a substância paraminobenzóico, a paba, pioram a acne.

5. Que tipo de alimentos aumentam os cravos?
Alguns alimentos, como chocolate, podem piorar a oleosidade da pele. “Só evite excesso de frituras e doces”, explica o dermatologista Marcelo Bellini.

6. Produtos para o cabelo causam cravos?
Sim, principalmente os condicionadores sem enxágüe. Evite passar na parte de cima do cabelo para poupar a testa. “A gordura do produto acumula nos poros, que entopem”, diz Luciana. A franja também pode aumentar o surgimento dos cravos.

7. Posso espremer os cravos em casa?
Os cravos brancos inflamam com mais facilidade. É melhor não tentar retirá-los sozinha. Já os pretos, com a pontinha para fora, dá para tirar em três passos, como ensina a dermatologista Marina Odo:
• coloque uma toalha morna sobre o nariz e deixe por 20 minutos, para amolecer os cravos.
• com as mãos muito limpas e um pedaço de algodão entre os dedos, aperte delicadamente a ponta do cravo, até sair.
• lave o rosto com um sabonete anti- acne para fechar o poro.

8. Passar a mão no rosto faz aumentar os cravos?
Sim. As mãos e os dedos carregam bactérias, suor e sujeira que entopem os poros e deixam a pele ainda mais oleosa e irritada.

9. Tomar sol melhora cravos e espinhas?
Não. “É só impressão, parece que o sol seca as espinhas e os cravos, mas os raios solares provocam um aumento da atividade das glândulas sebáceas e a pele fica mais oleosa”, diz Luciana Conrado.

10. Produtos adstringentes e tônicos funcionam?
Sim, mas cuidado com os que contém álcool. “O álcool resseca a pele. Ela reage e fica mais oleosa”, diz o dermatologista Marcelo Bellini. Se você não quiser usá-los, um sabonete também funciona para a limpeza superficial.

11. Maquiagem dá cravo?
Sim, porque suja os poros, principalmente as bases. Por isso é proibido dormir maquiada. “É uma das principais causas da espinhas”, diz o dermatologista Marcelo Bellini. Fonte - corpoemevidencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário